PROGRAMA RUA DA FAMÍLIA. Uma proposta do Francisco Mestre 50090

O Paulista Aberta da cidade de São Paulo é um sucesso. A avenida Paulista tem o tráfego interditado, e a população pode passear com carrinhos de bebê, correr, andar de bicicleta, curtir atrações artísticas variadas, além de contar com muitas opções gastronômicas. 

O Programa Rua da Família é inspirado no Paulista Aberta, e visa a levar essa experiência a todas as cidades do estado de São Paulo, numa parceria entre o governo estadual e as prefeituras. Caberia às prefeituras definir, com participação da população, as ruas a serem interditadas, dando preferência a ruas comerciais e com carência de opções de lazer, como parques e praças; licitar as atrações lúdicas e artísticas, além das opções gastronômicas que participarão do projeto, dando preferência a empreendedores do próprio local ou da própria região. Ao governo estadual caberia garantir a segurança das famílias por meio do policiamento preventivo, e patrocinar parte das atrações licitadas pelas prefeituras. 

O Programa Rua da Família traria assim mais opções de lazer às cidades, estimularia a integração entre as famílias e o "brincar" tão importante ao desenvolvimento das crianças, e geraria negócios para os empreendedores locais.


Por Francisco Mestre



Image: https://criancaenatureza.org.br/noticias/casas-de-portas-abertas-criancas-descobrem-o-prazer-de-brincar-na-rua/

Postagens mais visitadas