A Polícia Militar Não Deveria Aplicar Multas de Trânsito, Mas Focar Exclusivamente na Segurança Pública.

O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) foi extinto em 2002. Contava então com um efetivo de 2.700 policiais militares, que passaram a ser alocados no combate à criminalidade. Foi recriado em 2007, sendo composto por dois batalhões, 1.375 soldados da Polícia Militar e 365 viaturas espalhadas por 1.011 cruzamentos, com a missão de monitorar o tráfego de veículos, evitar acidentes e proteger a população de ocorrências policiais. Mas além disso, também aplicam multas de trânsito. 

Quando foi extinto, o CPTran aplicava cerca de 70 mil multas por mês. E o mais grave: havia uma gratificação por produtividade, que tornava a função disputada entre os policiais. A recriação do CPTran não veio com a volta dessa gratificação, mas os policiais militares voltaram a multar os cidadãos. 

Apoiamos que o CPTrans deva ser extinto novamente. Sua recriação foi um retrocesso. Os policiais militares devem atuar na prevenção e combate ao crime. Não na aplicação de multas de trânsito ao cidadão comum. 

Defendemos que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deva ser o único órgão responsável pela fiscalização do trânsito na cidade de São Paulo. E que deva dar atenção especial a campanhas educativas, tanto nas diversas mídias quanto nas escolas. Agir com foco na prevenção pela educação, não só pela punição. 

Com a ressalva de que, mesmo com a extinção do CPTrans, a Polícia Militar deveria permanecer com efetivo estratégico nos cruzamentos mais perigosos da cidade, como preconiza o Programa de Policiamento de Trânsito, para inibir a criminalidade. Assim como continuar a realizar blitzes para coibir o uso de álcool por motoristas e para fiscalizar o transporte de produtos perigosos. A diferença é que seu foco seria a prevenção a delitos, não a aplicação de multas de trânsito.


Por Francisco Mestre 

Fontes: 
https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pm-vai-recriar-o-comando-de-transito,538578
http://www.policiamilitar.sp.gov.br/institucional/policiamento-de-transito
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/pm-inicia-policiamento-de-transito-na-capital-1/

Postagens mais visitadas